Política BOICOTES

Deputada Coronel Fernanda pede moção de repúdio contra Carrefour e solicita audiência pública sobre o tema

Objetivo da parlamentar é consolidar a defesa do agronegócio brasileiro e reafirmar o compromisso do país com o comércio justo e sustentável

25/11/2024 às 15h33
Por: Redação
Compartilhe:
Assessoria
Assessoria

A deputada federal e líder da bancada no Congresso Nacional, Coronel Fernanda (PL-MT), protocolou nesta segunda-feira (25) uma moção de repúdio contra a decisão do Grupo Carrefour e de outras redes varejistas francesas de suspenderem a compra de carnes provenientes do Mercosul.

A medida foi classificada pela parlamentar como uma “afronta à livre concorrência e uma prática protecionista que viola os princípios estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC)”.

Segundo a deputada, a decisão de suspender a compra, sob o pretexto de questões ambientais, configura uma distorção do mercado internacional e uma tentativa de desestabilizar as economias dos países do Mercosul, que possuem forte dependência do setor agropecuário. "Essa postura não só desrespeita as regras comerciais globais como também promove uma narrativa ambientalista enviesada e desproporcional", afirmou.

Audiência pública - Além da moção, a deputada federal Coronel Fernanda solicitou à Câmara Federal, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, uma audiência pública para debater as ações e estratégias adotadas pelo Governo Brasileiro frente às medidas protecionistas e distorções ambientais que vêm sendo impostas no mercado internacional.

Continua após a publicidade

No pedido, a parlamentar solicita a presença de representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); da Embaixada da França no Brasil; e do Grupo Carrefour Brasil.

A parlamentar destacou que é fundamental que o Brasil reforce sua posição como líder na produção sustentável de alimentos, apresentando dados que comprovam o cumprimento do Código Florestal e outros compromissos ambientais. "Precisamos combater a narrativa distorcida e proteger nossos produtores, que trabalham de forma responsável e são essenciais para a segurança alimentar global", concluiu.

A moção de repúdio e a audiência pública marcam um movimento estratégico para consolidar a defesa do agronegócio brasileiro e reafirmar o compromisso do país com o comércio justo e sustentável. Os pedidos ainda precisam passar por aprovação para terem datas confirmadas. 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.