Após passar por um longo período enfrentando dificuldades para disputar eleições, o ex-vereador, ex-prefeito e também ex-secretário municipal de Governo, Gilberto Mello (PL), volta ao cenário político chapandense com todas as condições legais de concorrer a um pleito eleitoral. Isso porque o juiz Renato Filho, da 34ª Zona Eleitoral de Chapada dos Guimarães, deferiu nesta quarta-feira (04) o registro de candidatura de Gilberto Mello (PL) para concorrer ao cargo de vereador.
Na decisão referente ao processo Processo n. 0600127-29.2024.6.11.0034, o juiz eleitoral narra que não encontrou nenhuma causa de inelegibilidade, e confirmou o preenchimento de todas as condições legais exigidas para a candidatura. O Ministério Público Eleitoral também se manifestou a favor do deferimento do registro de candidatura.
Gilberto, que agora vive momentos de glória, teve seu primeiro registro de candidatura indeferido há 12 anos. Há época, disputou as eleições sob recurso, e diante de uma campanha negativa promovida pelos adversários acabou sendo derrotado. O prefeito eleito em 2012 foi o candidato tucano José Neves.
Já em 2016, Gilberto entrou em um disputa apertada com a então candidata Thelma de Oliveira (PSDB), que acabou sendo eleita, e Mello ficou em segundo lugar, com diferença de apenas 182 votos.
Após a derrota, Gilberto Mello tentou uma nova candidatura em 2020. Em meio a campanha, teve sua candidatura impugnada. No entanto, resolveu não recorrer da decisão da Justiça, desistiu da campanha e a coligação da qual fazia parte decidiu substituí-lo por Osmar Froner (União). Foi uma decisão acertada, Osmar foi eleito, e Gilberto teve a oportunidade de fazer parte da gestão como secretário de Governo.
As impugnações das candidaturas de Gilberto foram motivadas devido a reprovação de contas relativas ao período que exerceu o cargo de prefeito de Chapada dos Guimarães, entre os anos de 2004 e 2008. No entanto, em junho de 2024, a Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) julgou procedente uma apelação feita pela defesa de Gilberto Mello e anulou um acórdão do Tribunal de Contas da União, que havia o deixado inelegível por anos.
Agora, sendo considerado novamente um candidato “ficha limpa”, Gilberto diz que chegou o momento de virar a chave e contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Chapada dos Guimarães.
“Fiquei um longo período sem participar ativamente da administração de Chapada dos Guimarães. Há muito tempo já tínhamos muito a contribuir, mas fomos impedidos juridicamente. Se passaram longos 12 anos, quando pela primeira vez tive uma candidatura indeferida. Agora, chegou o momento de virar a chave, de começar um novo tempo e de contribuir efetivamente com a população chapadense, e o seu desenvolvimento”, comemorou Gilberto.
Gilberto disputa uma vaga na Câmara de Vereadores, e faz parte da Coligação Chapada pra Frente, que tem a liderança de Osmar Froner (União), que busca sua reeleição como prefeito.
Animado, Gilberto Mello diz que só tem motivos para comemorar. “Além de ter o nosso registro de candidatura aceito pela Justiça Eleitoral, também temos o nosso nome na liderança de uma pesquisa realizada recentemente”, disse o candidato.
Uma pesquisa divulgada pela Percent Brasil, e que foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, revelou nesta semana que Gilberto Mello é o candidato a vereador mais lembrado pelos eleitores. A pesquisa foi registrada sob o número MT-00422/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).