Quarta, 23 de Abril de 2025
Geral SAÚDE

Prefeitura de Várzea Grande se mobiliza para garantir exame de ressonância magnética

Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, precisava do procedimento após sofrer uma queda. Cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e regulado, enfrentava dificuldades para realizar o exame devido ao seu peso, que chegava a 280 quilos, e ao tempo de espera

24/03/2025 às 18h48
Por: Redação
Compartilhe:
Assessoria
Assessoria

Um jovem morador de Várzea Grande conseguiu realizar um exame de ressonância magnética no joelho esquerdo após um esforço pessoal para reduzir peso e uma ação coordenada da Prefeitura para viabilizar o procedimento. Moisés Taques, de 23 anos, residente no bairro Mapim, estava na fila de espera pelo exame, mas enfrentava um obstáculo adicional: seu peso, que chegava a 280 quilos. Para tornar o procedimento possível, ele adotou uma rotina de dietas e exercícios dentro de casa.

Com o exame inicialmente previsto para a rede particular ao custo de R$ 800, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu incluí-lo no Programa Fila Zero, permitindo que o procedimento fosse realizado gratuitamente pelo SUS. Além da cobertura do exame, foi organizada uma estrutura especial para o deslocamento de Moisés até o laboratório conveniado, com apoio do Corpo de Bombeiros e da equipe de transporte da Secretaria.

Durante a visita ao jovem, a prefeita Flávia Moretti (PL) e a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, sugeriram que ele considerasse a possibilidade de uma cirurgia bariátrica como parte do tratamento, o que poderia facilitar intervenções futuras no joelho. "Não é uma questão de estética, mas de saúde", destacou a secretária.

Atualização do Cadastro no SUS

Na ocasião, a prefeita também reforçou a importância da atualização cadastral dos usuários do SUS, especialmente do número de telefone, para facilitar o chamamento de pacientes que aguardam por procedimentos na rede pública. Como Moisés tem presença ativa nas redes sociais, ele foi incentivado a divulgar essa informação entre seus seguidores.

Programa Fila Zero

Continua após a publicidade

O Programa Fila Zero, lançado em Várzea Grande no último dia 8, busca reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias na rede pública. De acordo com a gestão municipal, o Estado está investindo mais de R$ 4 milhões na iniciativa. A secretária Deisi Bocalon destacou que a desatualização de dados no SUS tem dificultado a convocação de pacientes. "Muitas vezes, entramos em contato e os números estão desatualizados ou inexistentes. A atualização cadastral é essencial para garantir que a fila ande e que os atendimentos ocorram de forma mais ágil", afirmou.

O programa visa diminuir a espera para procedimentos como cirurgias de catarata, que, segundo a prefeita, acumulam casos há mais de seis anos. "Saúde é uma necessidade básica e não pode ser tratada com politicagem", afirmou Flávia Moretti.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.