A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Golden, com o objetivo de combater crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de capitais. A ação ocorre em Cuiabá e Várzea Grande e cumpre um total de 18 ordens judiciais, incluindo nove mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e sete de bloqueios judiciais.
A operação é coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com apoio da Delegacia Especial de Fronteira (Defron). As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da capital.
Investigação começou após prisão de casal em flagrante
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um casal, no dia 19 de abril de 2024, em Cuiabá. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, a polícia encontrou porções de drogas e aparelhos eletrônicos que levantaram novas suspeitas.
Com o avanço das investigações, os agentes da Denarc identificaram uma rede criminosa ligada ao casal, com outros suspeitos envolvidos no tráfico de drogas. As apurações revelaram que o grupo utilizava um estabelecimento comercial (mercado) para movimentar dinheiro proveniente do tráfico.
Esquema envolvia lavagem de dinheiro
Os investigadores descobriram que os suspeitos realizavam operações para dissimular os valores arrecadados com a venda de drogas, utilizando contas bancárias de terceiros para dificultar o rastreamento financeiro.
Diante das evidências, a Polícia Civil solicitou à Justiça mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões, além do bloqueio de contas bancárias ligadas ao esquema criminoso.
Operação faz parte do Programa Tolerância Zero
A Operação Golden faz parte da estratégia da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, que integra o Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado de Mato Grosso. O programa tem como foco o combate ao crime organizado e à atuação de facções criminosas.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população no combate ao tráfico de drogas e incentiva denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo Disque 181.