Sexta, 20 de Junho de 2025
Senado Federal Senado Federal

Bancos vermelhos: iniciativa reforça combate à violência contra a mulher

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.942, de 2024 , que prevê a instalação de bancos vermelhos, em espaços públ...

01/08/2024 às 21h35
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Um banco vermelho gigante foi instalado no Senado em maio - Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal
Um banco vermelho gigante foi instalado no Senado em maio - Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.942, de 2024 , que prevê a instalação de bancos vermelhos, em espaços públicos, com mensagens de reflexão sobre a violência contra a mulher e contatos para denúncia e suporte a vítimas — como o número de telefone da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. A norma foi publicada noDiário Oficial da União desta quinta-feira (1º).

A nova lei prevê a inclusão do Projeto Banco Vermelho no âmbito da campanha Agosto Lilás, mês voltado para a divulgação de medidas de proteção à mulher e campanhas de combate à violência de gênero.

Além disso, o texto explicita que a campanha Agosto Lilás também inclui ações de conscientização em escolas, universidades, estações de trem e de metrô, rodoviárias, aeroportos e outros lugares de grande circulação de pessoas; e a premiação de projetos relacionados à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher e à reintegração das vítimas.

Essa lei teve origem no PL 147/2024 , projeto de autoria da deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE). Durante sua tramitação no Senado, a matéria foi relatada por Jussara Lima (PSD-PI); a proposta foi aprovada pelo Plenário do Senado no último dia 10 de julho.

Banco vermelho no Senado

Um banco vermelho gigante (2,34 metros de altura por 4 metros de largura) foi instalado no Senado por quatro dias no mês de maio. O banco apresentava frases que incentivavam a reflexão sobre a violência contra a mulher.

Durante a sua inauguração, a procuradora da Mulher do Senado, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), lamentou a estimativa de que 1.463 mulheres foram mortas por feminicídio no país no ano passado, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Continua após a publicidade

Um outro banco vermelho está instalado no estacionamento do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.