Domingo, 14 de Junho de 2026
37°

Parcialmente nublado

Cuiabá, MT

Poderes VÁRZEA GRANDE

Câmara afirma que suplementação foi feita dentro da legalidade e sem aumento de despesas

Casa de Leis diz que decreto só teria validade após publicação oficial do Executivo

18/05/2026 às 13h04
Por: Redação
Compartilhe:
Câmara afirma que suplementação foi feita dentro da legalidade e sem aumento de despesas

A Câmara Municipal de Várzea Grande divulgou nota pública nesta segunda-feira (18) rebatendo as declarações da prefeita Flávia Moretti e da secretária municipal de Planejamento, Lucineia Santos, sobre o decreto orçamentário considerado inválido pelo Executivo municipal.

O impasse envolve um procedimento de suplementação orçamentária realizado por meio do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária (SIAFIC), que seria utilizado tanto pela Prefeitura quanto pela Câmara.

Segundo o Legislativo, o procedimento realizado seguiu os mesmos moldes adotados em exercícios anteriores e não provocou aumento no orçamento municipal de 2026.

Na nota, a Câmara sustenta que a geração do decreto ocorreu automaticamente dentro do sistema após o lançamento das suplementações necessárias, cabendo posteriormente à Secretaria Municipal de Planejamento a impressão do documento, encaminhamento para assinatura da prefeita e publicação oficial.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Legislativo afirma ainda que, como o decreto não chegou a ser publicado pelo Executivo, ele nunca produziu efeitos jurídicos.

“Como não houve publicação, não há anulação”, diz trecho da manifestação.

A Câmara também argumenta que não seria necessária autorização prévia da prefeita para movimentações internas relacionadas ao orçamento do próprio Legislativo, citando prerrogativa constitucional de autonomia financeira e administrativa.

Outro ponto destacado pela Casa de Leis envolve a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

Continua após a publicidade

Segundo a nota, ambas as legislações autorizam transferências, remanejamentos e transposições de recursos por meio de decretos editados tanto pelo Executivo quanto pelo Legislativo.

O documento também relembra que procedimento semelhante teria sido realizado em 2025, por meio do Decreto nº 0056/2025, seguindo a mesma dinâmica operacional dentro do SIAFIC.

A manifestação ocorre dias após a prefeita Flávia Moretti levar o caso à Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), alegando suspeita de inserção irregular de decreto no sistema interno da Prefeitura.

A crise aprofundou ainda mais o clima de tensão política entre Executivo e Legislativo em meio às recentes disputas envolvendo a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao final da nota, a Câmara informou que o setor jurídico seguirá adotando medidas judiciais para “restabelecer a verdade” sobre o caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.