EMF Contabilidade
Amigo Internet

Concurso Nacional Unificado: prova será aplicada em 3,6 mil locais e 75,7 mil salas

Saiba o que levar para o exame, horários das provas e novas regras de segurança

Por O Globo em 26/04/2024 às 00:26:11

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

O governo informou nesta quinta-feira que a aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado será em 3.665 locais e 75.730 salas, em escolas ou prédios públicos. São 228 municípios, em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

O "Enem dos concursos" terá as provas aplicadas no dia 5 de maio de 2024. Elas terão oito blocos temáticos, com questões objetivas e dissertativas, a depender do perfil da vaga, se para nível médio ou nível superior.

Como consultar o local da prova do Concurso Nacional Unificado?

O cartão de confirmação de inscrição pode ser consultado na mesma página onde a inscrição foi realizada (https://cpnu.cesgranrio.org.br/login), com os dados da conta Gov.br.

O cartão de confirmação fornecerá informações essenciais, como o número de inscrição, data, horário e local da prova, bem como a confirmação de solicitações especiais de atendimento ou uso do nome social, se aplicável.

Caso haja erros, é possível solicitar a correção em contato com a banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

Embora não seja obrigatório, é recomendável que os candidatos levem o cartão no dia da prova.


Grupo Whatsapp - 5


Horários das provas do Concurso Nacional Unificado

De manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser feita entre 9h e 11h30.

  • Ensino Superior (blocos 1 a 7): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
  • Ensino Médio (bloco 8): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e redação.
  • De tarde, os portões serão abertos às 13h e fecharão às 14h. A prova deverá ser feita entre 14h30 e 18h.
  • Ensino Superior (blocos 1 a 7): 50 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos, sendo uma prova diferente para cada bloco temático.
  • Ensino Médio (bloco 8): 40 questões objetivas (múltipla escolha).

  • O que levar e o que não levar para o Concurso Nacional Unificado

    Cartão de Confirmação - Se não levar impresso, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. O aplicativo pode ser usado mesmo sem internet e é importante que já tenha sido baixado, antes de sair de casa. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

    Documento de Identidade original com foto - Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas.

    Caneta preta transparente - Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.

    Acessórios - É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Por outro lado, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

    Alimentação - É permitido levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

    Eletrônicos - O candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, fones de ouvido, livros, anotações, chaves com alarme, celulares ou similares.

    Para ajudar, a Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular. Os envelopes deverão ser lacrados e guardados embaixo da carteira. Mas os aparelhos ainda precisarão estar desligados. Lembre-se de desativar eventuais alarmes!


Shopping Popular

  • Coleta de digitais

    Para evitar fraude, o governo anunciou novas regras nesta semana. Os candidatos não poderão sair com o caderno de prova nem fazer anotações no cartão de confirmação. Em outra frente, digitais e exame grafológico para biometria serão coletados na sala de aplicação do certame.

Foram 2,14 milhões de pessoas confirmadas em todo o Brasil, e 57,3% delas são da faixa de renda de até R$ 4.236, ou seja, três salários mínimos. No recorte por gênero, 56% são mulheres.

O concurso acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do IBGE. Os candidatos do Concurso Nacional Unificado podem consultar o cartão de confirmação de inscrição na mesma página onde a inscrição foi realizada.

O governo autorizou o uso da Força Nacional para apoio no dia da prova do Concurso Público. A aplicação do exame será em aproximadamente 5.150 locais como escolas e prédios públicos.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, ficou responsável pela coordenação dessa rede, que inclui a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Comunicar erro
Shopping Popular
Grupo Whatsapp

Comentários