Câmara aprova 43 cartas consulta de financiamento agrícola

0
26
Foto: Reprodução

A Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) aprovou nesta semana, em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), 43 cartas consulta de projetos que estão aptos a receber financiamentos via linhas de crédito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO/Rural).

A soma dos investimentos chega a R$ 23,9 milhões que devem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de várias regiões do estado e ainda gerar 55 empregos diretos e 113 indiretos. Alguns projetos são para aquisição de máquinas agrícolas, caminhões, insumos, construções e reformas, recuperação de pastagens e outros.

Para este ano as atividades de piscicultura e irrigação são consideradas prioridade no orçamento do FCO Rural. Cada segmento terá até 20% dos financiamentos a serem liberados. O estado tem potencial para dobrar a produção de pescado de água doce e para elevar a 9 milhões de hectares a área irrigada, por conta da oferta de recursos hídricos.

O produtor rural que pretende ter acesso aos recursos do FCO Rural deve entrar em contato com as agências do Banco do Brasil ou do Sicredi, e buscar todas as informações necessárias para a captação do recurso.

A CPACR é formada por representantes do governo estadual, entidades do segmento agropecuário e sociedade civil. A Câmara tem o objetivo de apresentar propostas de reformulação de Política Agrícola e Agrária Estadual, deliberar sobre projetos de financiamento para o desenvolvimento da agriculta em Mato Grosso e subsidiar as decisões do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA-MT), ligado à secretaria adjunta de Agricultura da Sedec.

DEIXE UMA RESPOSTA