Ciclos de workshop e capacitação começam hoje em Campo Verde

0
54
Foto José Medeiros - GCom - MT

O ciclo de capacitação técnica do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros, de janeiro a abril deste ano. O primeiro workshop acontece nesta segunda-feira (18) em Campo Verde, durante a programação do evento “Soja Brasil”. Os temas serão direcionados de acordo com a necessidade e característica de cada região do Estado. Serão realizados cerca de 15 workshops e 4 capacitações.

Nesta primeira etapa, o ciclo passará pelas regiões Sul e Leste do Estado, compreendendo os seguintes municípios: A partir da próxima segunda-feira (18.01) Campo Verde, Primavera do Leste, Alto Garças (workshop) e Rondonópolis (capacitação). Já pela região Leste a equipe passará, a partir do dia 11 de fevereiro, por Barra do Garças, Água Boa, Confresa (workshop) e Nova Xavantina (capacitação).

“Os workshops irão funcionar como um chamamento para que os produtores rurais, projetistas e técnicos fiquem instigados sobre como funciona o Plano ABC. Já as capacitações terão como público-alvo projetistas e técnicos. Nelas eles serão informados de como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”, destaca o secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.

Serão abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

O Plano ABC é uma política pública que apresenta o detalhamento das ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima para o setor agropecuário. O plano tem como meta reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Mato Grosso já tem o seu programa em andamento e uma das primeiras ações é a capacitação e a divulgação das linhas de crédito. O plano prevê ainda incentivos financeiros aos produtores rurais que adotarem as técnicas de agricultura sustentável, de baixo carbono.

“O nosso objetivo é levar ao produtor rural mais informação e conhecimento quanto ao programa, linhas de crédito disponíveis, como fazer a captação de recursos junto aos agentes financiadores, e conhecimento técnico para a elaboração de projetos. Queremos incentivar o emprego de tecnologias sustentáveis na produção”, ressalta Possebon.

O gestor do Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata, vê de forma positiva a iniciativa, que deve beneficiar a cadeia produtiva. “O Plano ABC é uma linha de crédito que está disponível, mas que ainda é pouco conhecida pelos produtores. Acredito que esse trabalho deve beneficiar a cadeia produtiva, que deve ampliar a produtividadede forma sustentável”.

Inscrições – Não é necessário se inscrever para os workshops. Já para as capacitações as vagas são limitadas. A participação é gratuita e o interessado deverá fazer sua inscrição, de 19 de janeiro a 25 de janeiro, pelo site www.sistemafamato.org.br. Mais informações pelo telefone (65) 3928-4416.

A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat, Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.

PROGRAMAÇÃO:

Região Sul

Workshop:
– Campo Verde: 18/01às 19 h – Evento “Soja Brasil” –
– Primavera: 19/01 às 19 h – Evento “Soja Brasil” – Sindicato Rural
– Alto Garças: 21/01 às 19h – Sindicato Rural
Capacitação:
– Rondonópolis: 26 e 27/01 – Período integral – Sindicato Rural/ Fazenda Gravataí

Região Leste

Workshop:
– Barra do Garças: 11/02 às 8h – local a definir
– Água Boa: 11/02 às 19h – sindicato
– Confresa: 12/02 às 19h – sindicato
Capacitação:
– Nova Xavantina: 16 e 17/02 – Período Integral – Sindicato Rural

 

DEIXE UMA RESPOSTA